[email protected] 19 3875-6162 19 3875-8778

VÂNIA

A maior herança

Tive a felicidade de participar de um das primeiras turmas de Intercambio Cultural entre o Brasil e USA. ...isto 1966/67!
Essa magnífica experiência direcionou e influenciou muito em toda minha vida. Mudei meus planos de ser arquiteta para a graduação em Letras ( que na época era o que havia de mais próximo a relação com outros países).
O grande ganho para um jovem que vai viver no exterior, além do aperfeiçoamento do idioma, é o crescimento pessoal e a bagagem de relacionamento humano que ele obtém.
Desde então passei a vida me dedicando a ensinar um novo idioma a alunos, como primeiro passo para ampliar seus horizontes e depois a orientá-los a buscar uma experiência no exterior. Com grande satisfação já encaminhei centenas de jovens para experências internacionais e também tenho tido o prazer de acompanhar diversos grupos de estudantes para cursos e passeios a países tais como: Inglaterra, Canadá e USA.

Esta é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos. Senti isto quando há 21 anos atrás cheguei a Indaiatuba tendo que começar uma nova vida. A experiência no exterior como intercambista certamente me ajudou muito, pois sabia como agir quando nos vemos em um novo ambiente em que ninguém nos conhece e somos forçados a ganhar nosso espaço, conquistar a confiança e amizade das pessoas.
Ensinar a pescar é muito melhor do que dar o peixe . Por isso afirmo que proporcionar uma viagem de intercâmbio a um filho é uma das maiores heranças que podemos deixar. Falo isso inclusive por ter hoje o orgulho de ter uma filha , Marina, que tendo sido Gerente de Marketing da Warner Bros, hoje é diretora da Disney Channels Worldwide em Los Angeles, USA, uma outra filha, Carolina que é meu braço direito, Coordenadora Pedagógica das Escolas de Idiomas Fisk em Indaiatuba e meu filho caçula,Fabio, que fez um ano do colegial nos USA, entrou na Faculdade Getulio Vargas em S. Paulo, acaba de retornar de mais um intercambio de um semestre na Brigham Young University, Utah, USA pela Getulio Vargas e se prepara com afinco para novas experiências internacionais, caminho inexorável do mundo globalizado que ora vivemos.
Tenho três netos, duas netinhas no Brasil e um netinho no USA que já vivem experiências internacionais e se preparam para viver neste nosso mundo cada vez mais globalizado!
Nota: Tenho contato até hoje com minha família americana. Os laços de amizade permaneceram fortes e sólidos. Na realidade ganhei uma nova família. Todas as vezes que tenho oportunidade em viagem aos USA vou visitá-los, e eles também já vieram me visitar no Brasil.

Top